AO REDOR DA MESA COM SUA FAMÍLIA

“Sua mulher será como videira frutífera em sua casa; seus filhos serão como brotos de oliveira ao redor da sua mesa. Assim será abençoado o homem que teme o Senhor” Salmos 128:3,4

Ao redor da mesarepresenta um dos principais momentos de harmonia e defelicidade de uma casa. A mesa representa o reino do homem, que é o conjunto de alguns itens importantes como:, dignidade e respeito. Mesa é lugar de intimidade onde todos da família precisam estar, é o lugar de temor, honra e suprimento de amorda família

Todos os dias, AO REDOR DA MESA COM SUA FAMÍLIA, repitam juntos os versículos do dia. Cada dia, um membro da família pode fazer um breve comentário sobre tais versículos e, em seguida, repitam juntos a oração do dia.

1ºdia ELOGIOS MÚTUOS Famílias unidas e saudáveis cultivam a apreciação entre os seus membros. Então, o segredo para cultivar uma saúde familiar é elogiar sempre! Nunca perca uma oportunidade de elogiar e enaltecer seu cônjuge, seus filhos, seus irmãos e seus pais. “O princípio mais profundo da natureza humana é o anelo de ser apreciado”, escreveu William James.

“Seus filhos se levantam e a elogiam; seu marido também a elogia, dizendo: ‘Muitas mulheres são exemplares, mas você a todas supera’.”, Provérbios 31:28,29.

Oração:Deus de amor, ajude-nos a, todos os dias, valorizarmos uns aos outros. Em nome de Jesus, amém.
2ºdia SABEDORIA PARA RESOLVEREM JUNTOS OS CONFLITOS Os conflitos, em qualquer relação humana, são inevitáveis. A grande questão é saber identificá-los e resolvê-los, de maneira que todos saiam vencedores. Muitas vezes, famílias se tornam frágeis e problemáticas: na resolução de um conflito, há perdedores e vencedores. No entanto, uma família guiada pela Palavra vence unida e avança para os propósitos de Deus!

“Irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, suplico a todos vocês que concordem uns com os outros no que falam, para que não haja divisões entre vocês; antes, que todos estejam unidos num só pensamento e num só parecer.”, 1 Coríntios 1:10.

Oração: Deus de paz, Te pedimos que nos ajude a manter sempre a nossa família unida. Em nome de Jesus, amém.
3ºdia COMUNICAÇÃO ABERTA EM AMOR E PERDÃO Numa família unida, a comunicação é valorizada. Os assuntos são conversados sem tabus, os sentimentos são externados sem rancor. Não há acusações ou críticas. Os cônjuges sentem liberdade para exporem suas ideias e seus sentimentos. Pais conversam com os filhos livremente.

“Tende cuidado de vós mesmos; se teu irmão pecar, repreende-o; e se ele se arrepender, perdoa-lhe. Mesmo se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes vier ter contigo, dizendo: ‘Arrependo-me; tu lhe perdoarás’.”, Lucas 17:3.

Oração:Obrigado, Pai de amor, por nos ajudar a sempre amar e perdoar uns aos outros. Em nome de Jesus, amém.
4º dia COMPROMISSO E HONRA Numa família saudável, há um forte sentimento de compromisso e honra entre os seus membros. Os cônjuges se comprometem pelo bem-estar e crescimento um do outro. Os pais motivam o crescimento integral dos filhos.

Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. ‘Honra teu pai e tua mãe’ – esse é o primeiro mandamento com promessa – ‘para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra’.”, Efésios 6:1-3.

Oração: Deus santo, queremos sempre manter a honra e a obediência em nosso lar. Em nome de Jesus, amém.
5º dia DEDICAÇÃO DE TEMPO Famílias unidas e competentes investem tempo e energia na construção e na manutenção de um relacionamento construtivo. Os cônjuges conversam mais entre si; os pais brincam mais com os filhos; há mais caminhadas de mãos dadas. Há quantidade e qualidade na dedicação do tempo.

“Ali, na presença do Senhor, o seu Deus, vocês e suas famílias comerão e se alegrarão com tudo o que tiverem feito, pois o Senhor, o seu Deus, os terá abençoado.”, Deuteronômio 12:7.

Oração:Pai de amor, queremos sempre dedicar um tempo juntos como família em Tua presença. Em nome de Jesus, amém.
6º dia MANTER AS TRADIÇÕES DE COMUNHÃO FAMILIAR Famílias saudáveis valorizam os almoços à mesa; as férias são momentos inesquecíveis; os aniversários, mesmo com simplicidade, são comemorados; os dias festivos são lembrados e vividos intensamente; a participação nos cultos se torna importante. “Essas tradições, pequenas e grandes, são o que estreita os nossos laços, nos renova e nos dá uma identidade enquanto família”, diz Stephen R. Covey.

“Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração.”, Atos 2:46.

Oração:Deus da família, nos ajude sempre a manter a comunhão e muita alegria em nossa casa. Em nome de Jesus, amém.

Loading Conversation